Spirulina: Tudo que você precisa saber

Spirulina:


Visão Global 

A Spirulina é um tipo de alga que é rica em proteínas, vitaminas, minerais e carotenoides, antioxidantes que podem ajudar a proteger as células dos danos. Auxilia nas dietas de emagrecimento, fadiga, anemia e artrite; aumenta a imunidade e é depurativa. Ela contém nutrientes, incluindo vitaminas do complexo B, betacaroteno, vitamina E, manganês, zinco, cobre, ferro, selênio e ácido gama-linolênico (um ácido graxo essencial).

Spirulina - como qualquer algas - podem ser contaminados com substâncias tóxicas chamadas microcistinas. Ele também pode absorver metais pesados ​​da água, onde é cultivado. Por estas razões, é importante comprar a Spirulina de uma marca de confiança.

Estudos em animais sugerem que a spirulina pode impulsionar o sistema imunológico, ajudar a proteger contra reações alérgicas e tem propriedades antivirais e anticancerígenos. No entanto, não há nenhuma prova de que a spirulina tem estes, ou qualquer, benefícios nas pessoas. Mais pesquisas são necessárias.

O  sistema imunitário

Uma série de estudos com animais sugerem que a spirulina aumenta a produção de anticorpos, proteínas que combatem a infecção e outras células que melhoram a imunidade e ajudam evitar a infecção e doenças crônicas como o câncer. No entanto, não foi testado em humanos.

Suplemento de Proteínas


Os aminoácidos formam 62% da spirulina. Uma vez que é uma fonte rica de proteínas e outros nutrientes, espirulina tem sido utilizado como um suplemento nutricional. No entanto, apesar de spirulina contém um certo nível de proteína, você precisaria de tomar grandes quantidades para ver qualquer efeito. Outras fontes de proteína, como nozes, legumes, cereais integrais, e carne, fornecer proteína em porções menores.

Reações alérgicas


Os estudos em animais sugerem que a spirulina pode proteger contra reações alérgicas, parando a liberação de histaminas, substâncias que contribuem para os sintomas de alergia, como nariz escorrendo, olhos lacrimejantes, urticária, inchaço dos tecidos moles. Mas se esses estudos preliminares irá ajudar as pessoas que sofrem de alergias não é conhecido.

Doenças relacionadas com a antibióticos


Embora os antibióticos destruir organismos indesejáveis ​​no corpo, eles podem também matar bactérias "boas" denominados probióticos, tais como Lactobacillus acidophilus. Isso pode causar diarreia. A Spirulina tem impulsionado o crescimento de L. acidophilus e outros probióticos. Mais pesquisas são necessárias para determinar se spirulina terá o mesmo efeito nas pessoas.

Infecção


Estudos sugerem que a espirulina tem atividade contra o herpes, gripe e o HIV. Mas os pesquisadores não sabem se ele também funcionaria nas pessoas.



Câncer Oral


Em um estudo controlado por placebo, tendo spirulina parecia reduzir uma lesão pré-cancerosa conhecida como leucoplasia em pessoas que mascavam tabaco. As lesões eram mais propensos a ir embora no grupo da spirulina do que no grupo do placebo. Mais pesquisas nesta área é necessário.

Doenças Hepáticas


Evidências preliminares sugerem que spirulina pode ajudar a proteger contra os danos do fígado e cirrose (falência hepática) em pessoas com hepatite crônica. Sem mais pesquisas, no entanto, é impossível dizer se spirulina oferece qualquer benefício real.

Fontes alimentares


Spirulina é uma alga microscópica que cresce em climas quentes e água alcalina quente. Está disponível seca e liofilizada

Formas Disponíveis

Spirulina está disponível na forma de cápsulas, comprimido ou , ou na forma de flocos. A maior parte da spirulina consumida nos Estados Unidos é cultivada em laboratório. Existem muitas espécies diferentes de spirulina, apenas alguns dos quais são identificados nos rótulos dos produtos disponíveis no mercado. Spirulina maxima (cultivada no México) e Spirulina platensis (cultivada na Califórnia) são os mais populares


Spirulina beneficios

Como uso:

Pediátrico

Embora spirulina tem sido utilizado em crianças, os pesquisadores não sabem a dose segura e eficaz para aqueles com menos de 18 anos. Não dê spirulina a uma criança sem falar com seu médico primeiro.

 

Adulto

Pergunte ao seu prestador de cuidados de saúde para ajudar a determinar a dose certa para você. Uma dose padrão é de 4 - 6 comprimidos (500 mg cada) por dia

Precauções

Devido ao potencial para efeitos colaterais e interações com medicamentos, você deve tomar suplementos alimentares apenas sob a supervisão de um profissional de saúde experiente.

Spirulina parece segura, mesmo em doses elevadas. No entanto, é importante comprar uma marca respeitável de spirulina.

Se estiver grávida ou a amamentar, fale com o seu médico antes de tomar spirulina.

Pessoas com uma condição metabólica chamada fenilcetonúria (PKU) devem evitar tomar spirulina. As pessoas com esta doença rara não consegue metabolizar o aminoácido fenilalanina. Spirulina é rica em todos os aminoácidos, incluindo fenilalanina.

Se você tem uma doença autoimune, como a esclerose múltipla, artrite reumatoide, lúpus ou, você deve evitar spirulina. Teoricamente, isso poderia estimular o sistema imunológico e piorar o seu estado.


Possíveis Interações

Não há relatos na literatura científica que sugerem que spirulina interage com outros medicamentos convencionais. No entanto, é possível que a Spirulina possa interferir com drogas administradas para suprimir o sistema imunitário, incluindo

  •      Adalimumab (Humira)
  •      Azatioprina (Imuran)
  •      A ciclosporina (Neoral)
  •      Etanercept (Enbrel)
  •      Infliximab (Remicade)
  •      Leflunomida (Arava)
  •      Metotrexato
  •      Mofetil (CellCept)

Apoio à Pesquisa

Blinkova LP, Gorobets OB, Baturo AP. [Biological activity of Spirulina.] Zh Mikrobiol Epidemiol Immunobiol. 2001;(2): 114-118.

Chamorro-Cevallos G, Garduno-Siciliano L, Barron BL, Madrigal-Bujaidar E, Cruz-Vega DE, Pages N. Chemoprotective effect of Spirulina (Arthrospira) against cyclophosphamide-induced mutagenicity in mice. Food Chem Toxicol. 2008;46(2):567-74.

Deng R, Chow TJ. Hypolipidemic, antioxidant, and antiinflammatory activities of microalgae Spirulina. Cardiovasc Ther. 2010 Aug;28(4):e33-45. Review.

Khan Z, Bhadouria P, Bisen PS. Nutritional and therapeutic potential of Spirulina. Curr Pharm Biotechnol. 2005 Oct;6(5):373-9. Review.

Khan M, Shobha JC, Mohan IK, Rao Naidu MU, Prayag A, Kutala VK. Spirulina attenuates cyclosporine-induced nephrotoxicity in rats. J Appl Toxicol. 2006;26(5):444-51.

Lu HK, Hsieh CC, Hsu JJ, Yang YK, Chou HN. Preventive effects of Spirulina platensis on skeletal muscle damage under exercise-induced oxidative stress. Eur J Appl Physiol. 2006 Sep;98(2):220-6.

Mao TK, Van De Water J, Gershwin ME. Effect of spirulina on the secretion of cytokines from peripheral blood mononuclear cells. J Medicinal Food. 2000;3(3):135-139.

Mazo VK, Gmoshinski IV, Zilova IS. Microalgae Spirulina in human nutrition. Vopr Pitan. 2004;73(1):45-53.

Puyfoulhoux G, Rouanet JM, Besancon P, Baroux B, Baccou JC, Caporiccio B. Iron availability from iron-fortified spirulina by an in vitro digestion/Caco-2 cell culture model. J Agric Food Chem. 2001;49(3):1625-1629.

Reddy CM, Bhat VB, Kiranmai G, Reddy MN, Reddanna P, Madyastha KM. Selective inhibition of cyclooxygenase-2 by C-phocyanin, a biliprotein from Spirulina platensis. Biochem Ciophys Res Commun. 2000;277(3):599-603.

Wang Y, Chang CF, Chou J, Chen HL, Deng X, Harvey BK, Cadet JL, Bickford PC. Dietary supplementation with blueberries, spinach or spirulina reduces ischemic brain damage. Exp Neurol. 2005;193(1):75-84.
Tecnologia do Blogger.